O
Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 em Interlagos acontece desde 1972 e faz parte do campeonato de Fórmula 1 desde 1973. Acontece todos os anos no
Autódromo de Interlagos (ou Autódromo José Carlos Pace).
O circuito, assim como Marina Bay Singapore Street Circuit e Istanbul Park, é um dos poucos circuitos no atual calendário da Fórmula 1 a ter sentido anti-horário.
O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no ano de 2007 foi o evento esportivo internacional mais assistido no mundo, perdendo apenas para o Super Bowl, nos Estados Unidos, mas como o mesmo é mais de 90% da audiência vinda dos Estados Unidos ele não é reconhecido como evento internacional.
Em 2008, pela terceira vez na história e a primeira com um brasileiro, um piloto tem a oportunidade de decidir o título em casa.
Felipe Massa guiou sua Ferrari rumo ao título que estava garantido até os segundos finais, quando o britânico Lewis Hamilton passou o alemão Timo Glock e assim se tornou o mais jovem campeão da categoria.
Por dez vezes o grande prêmio do Brasil foi vencido por um piloto brasileiro.
História
O Grande Prêmio do Brasil foi realizado pela primeira vez em Interlagos, em 1972, embora ainda não fizesse parte da Fórmula 1. No ano seguinte, no entanto, a corrida foi incluída pela primeira vez no calendário oficial.
Em 1978, o Grande Prêmio do Brasil foi transferido para o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, enquanto o Autódromo de Interlagos era modernizado e remodelado.
Em 1990, o Grande Prêmio do Brasil voltou para Interlagos, onde permaneceu desde então.
Em 2005, pela primeira vez, o GP do Brasil decidiu o Campeonato Mundial de Fórmula 1, que foi ganho por Fernando Alonso.
Em 2 de novembro de 2008, Felipe Massa se tornou o mais recente vencedor brasilerio do GP, sua vitória na última corrida da temporada de 2008 ainda não foi suficiente para garantir o campeonato, pois o piloto perdeu para Lewis Hamilton por apenas um ponto.
Nos primeiros vinte anos do Campeonato Mundial de Fórmula 1 o Brasil demonstrou pouco interesse pelo automobilismo. Tudo isso mudou no início da década de 70 quando Emerson Fittipaldi explodiu no automobilismo internacional. Seu sucesso conduziu a inauguração do Grande Prêmio Brasil e o local escolhido foi São Paulo, sua cidade natal.
O circuito de Interlagos foi construído em 1940 com um grande espaço externo e um interior muito apertado, um conceito incomum hoje em dia. Com aproximadamente 8 kilometros de extensão o circuito também era um dos mais longos do calendário, localizado apenas a alguns kilometros do centro de São Paulo.
O fato do circuito ter sido construído entre uma atmosfera natural resultou numa excelente visualização aos espectadores, chegando a oferecer visibilidade de mais da metade do circuito, dependendo da arquibancada.
Interlagos é um dos circuitos que mais exige dos pilotos no atual calendário, devido a sua construção em chão instável e superfície cheia de ondulações.
O circuito anti-horário não muito comum, a alta altitude, o sempre presente calor e a umidade do Brasil acabam gerando um grande desconforto aos pilotos.
Pista de Interlagos
Na largada da Pista de Interlagos os carros aceleram até a Descida do Sol, que como já diz, é uma descida, à esquerda. Chega-se nela em 6ª./ 7ª. marcha a 290 km/h. Depois freia-se forte (-3,3g) e chega-se no famoso S do Senna – uma chicane do tipo esquerda-direita-esquerda que começa com a curva 1, um dos únicos dois lugares onde você pode ver manobras de ultrapassagem, que é quando os pilotos tentam retardar a freada.
Os carros fazem esta curva em segunda, a um pouco menos de 100 km/h, mudando para terceira marcha e acelerando a mais de 160 km/h para a última curva da seqüência (Curva do Sol) em quarta marcha, a mais de 220 km/h. Com o pé embaixo, os pilotos aceleram a mais de 290 km/h pela Reta Oposta na marcha mais rápida.
A Descida do Lago é uma curva estreita à esquerda, com uma entrada ondulada, que normalmente faz pilotos menos habilidosos rodarem.
Aqueles que passam por esta curva o fazem em terceira marcha, a 135 km/h, depois de terem freado bem forte no final da reta.
Os pilotos que acertam a curva podem fazer ultrapassagens sobre os que não conseguem neste ponto.
Depois de uma curta reta, outra curva à esquerda (215 km/h em 4ª. marcha) leva os carros a outra pequena reta, onde eles aceleram até 270 km/h antes de uma forte freada para a entrada da Ferradura.
A Ferradura é uma curva à direita, com duplo ponto de tangência, e uma entrada extremamente ondulada. Provavelmente é a curva mais difícil do circuito, pois se chega nela em quinta marcha a uma velocidade de 260 km/h.
Depois de se passar pelo primeiro ponto de tangência em terceira marcha a mais ou menos 160 km/h, o carro passa pelo segundo ponto e, ao sair ainda em terceira, há outra curva à direita quase que imediatamente em segunda, o Pinheirinho, que é feito em segunda marcha e a aproximadamente 90 km/h. O Pinheirinho é uma curva à esquerda bem fechada, feita em segunda, mas deixada em terceira marcha, e logo depois pode-se engatar a quarta para mais uma curva estreita, desta vez à direita.
O Bico de Pato (também conhecido como Cotovelo) é feito em segunda a pouco mais de 110 km/h, de onde se sai em terceira e vai acelerando até chegar à quinta marcha, onde os carros vão para a parte esquerda da pista antes de entrarem no Mergulho.
Esta curva é feita em 4ª. marcha a mais de 230 km/h, antes de se chegar à Junção, que é feita em terceira marcha.
A Subida dos Boxes marca a entrada de duas curvas à direita, ambas inclinadas e em subida. A primeira pode ser feita a 175 km/h e é seguida pela Arquibancada, que é feita em 5ª. marcha a mais de 255 km/h. A aceleração continua com o começo da reta dos boxes, e os carros cruzam a linha de chegada a quase 300 km/h.
Todos os Vencedores do GP Brasil
Felipe Massa venceu em 2006 e 2008, ao todo já foram 9 vitórias brasileiras |
Ayrton Senna e sua comemoração característica com a bandeira brasileira |
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2011 |
Mark Webber |
Renault |
Interlagos |
Detalhes |
2010 |
Sebastian Vettel |
Renault |
Interlagos |
Detalhes |
2009 |
Mark Webber |
Renault |
Interlagos |
Detalhes |
2008 |
Felipe Massa |
Ferrari |
Interlagos |
Detalhes |
2007 |
Kimi Räikkönen |
Ferrari |
Interlagos |
Detalhes |
2006 |
Felipe Massa |
Ferrari |
Interlagos |
Detalhes |
2005 |
Juan Pablo Montoya |
Mercedes |
Interlagos |
Detalhes |
2004 |
Juan Pablo Montoya |
Williams-BMW |
Interlagos |
Detalhes |
2003 |
Giancarlo Fisichella |
Jordan-Ford |
Interlagos |
Detalhes |
2002 |
Michael Schumacher |
Ferrari |
Interlagos |
Detalhes |
2001 |
David Coulthard |
Mercedes |
Interlagos |
Detalhes |
2000 |
Michael Schumacher |
Ferrari |
Interlagos |
Detalhes |
1999 |
Mika Hakkinen |
Mercedes |
Interlagos |
Detalhes |
1998 |
Mika Hakkinen |
Mercedes |
Interlagos |
Detalhes |
1997 |
Jacques Villeneuve |
Williams-Renault |
Interlagos |
Detalhes |
1996 |
Damon Hill |
Williams-Renault |
Interlagos |
Detalhes |
1995 |
Michael Schumacher |
Benetton-Renault |
Interlagos |
'Detalhes |
1994 |
Michael Schumacher |
Benetton-Ford |
Interlagos |
Detalhes |
1993 |
Ayrton Senna |
McLaren-Ford |
Interlagos |
Detalhes |
1992 |
Nigel Mansell |
Williams-Renault |
Interlagos |
Detalhes |
1991 |
Ayrton Senna |
McLaren-Honda |
Interlagos |
Detalhes |
1990 |
Alain Prost |
Ferrari |
Interlagos |
Detalhes |
1989 |
Nigel Mansell |
Ferrari |
Jacarepaguá |
Detalhes |
1988 |
Alain Prost |
McLaren-Honda |
Jacarepaguá |
Detalhes |
1987 |
Alain Prost |
McLaren-TAG |
Jacarepaguá |
Detalhes |
1986 |
Nelson Piquet |
Williams-Honda |
Jacarepaguá |
Detalhes |
1985 |
Alain Prost |
McLaren-TAG |
Jacarepaguá |
Detalhes |
1984 |
Alain Prost |
McLaren-TAG |
Jacarepaguá |
Detalhes |
1983 |
Nelson Piquet |
Brabham-BMW |
Jacarepaguá |
Detalhes |
1982 |
Alain Prost |
Renault |
Jacarepaguá |
Detalhes |
1981 |
Carlos Reutemann |
Williams-Ford |
Jacarepaguá |
Detalhes |
1980 |
René Arnoux |
Renault |
Interlagos |
Detalhes |
1979 |
Jacques Laffite |
Ligier-Ford |
Interlagos |
Detalhes |
1978 |
Carlos Reutemann |
Ferrari |
Jacarepaguá |
Detalhes |
1977 |
Carlos Reutemann |
Ferrari |
Interlagos |
Detalhes |
1976 |
Niki Lauda |
Ferrari |
Interlagos |
Detalhes |
1975 |
José Carlos Pace |
Brabham-Ford |
Interlagos |
Detalhes |
1974 |
Emerson Fittipaldi |
McLaren-Ford |
Interlagos |
Detalhes |
1973 |
Emerson Fittipaldi |
Lotus-Ford |
Interlagos |
Detalhes |
1972 |
Carlos Reutemann |
Brabham-Ford |
Interlagos |
Detalhes |
Vídeos do GP Brasil de Fórmula 1
Primeira Vitória Brasileira no GP Brasil com Emerson Fitipaldi
Vitória de Ayrton Senna no GP Brasil de 1991
Autódromo de interlagos
Endereço: Avenida Senador Teotônio Vilela, 261 - Autódromo de interlagos - São Paulo
Telefone: (11) 5666-8822
Site Oficial GP Brasil: www.gpbrasil.com.br
Street View do Autódromo de Interlagos
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