GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos

GP Brasil de Fórmula 1 em InterlagosO Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 em Interlagos acontece desde 1972 e faz parte do campeonato de Fórmula 1 desde 1973. Acontece todos os anos no Autódromo de Interlagos (ou Autódromo José Carlos Pace).

O circuito, assim como Marina Bay Singapore Street Circuit e Istanbul Park, é um dos poucos circuitos no atual calendário da Fórmula 1 a ter sentido anti-horário.



O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no ano de 2007 foi o evento esportivo internacional mais assistido no mundo, perdendo apenas para o Super Bowl, nos Estados Unidos, mas como o mesmo é mais de 90% da audiência vinda dos Estados Unidos ele não é reconhecido como evento internacional. Vitória de José Carlos Pace no GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos


Em 2008, pela terceira vez na história e a primeira com um brasileiro, um piloto tem a oportunidade de decidir o título em casa.

Felipe Massa guiou sua Ferrari rumo ao título que estava garantido até os segundos finais, quando o britânico Lewis Hamilton passou o alemão Timo Glock e assim se tornou o mais jovem campeão da categoria.


Por dez vezes o grande prêmio do Brasil foi vencido por um piloto brasileiro.

História

O Grande Prêmio do Brasil foi realizado pela primeira vez em Interlagos, em 1972, embora ainda não fizesse parte da Fórmula 1. No ano seguinte, no entanto, a corrida foi incluída pela primeira vez no calendário oficial.

GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos

Em 1978, o Grande Prêmio do Brasil foi transferido para o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, enquanto o Autódromo de Interlagos era modernizado e remodelado.

Em 1990, o Grande Prêmio do Brasil voltou para Interlagos, onde permaneceu desde então. Em 2005, pela primeira vez, o GP do Brasil decidiu o Campeonato Mundial de Fórmula 1, que foi ganho por Fernando Alonso.

Em 2 de novembro de 2008, Felipe Massa se tornou o mais recente vencedor brasilerio do GP, sua vitória na última corrida da temporada de 2008 ainda não foi suficiente para garantir o campeonato, pois o piloto perdeu para Lewis Hamilton por apenas um ponto.

Nos primeiros vinte anos do Campeonato Mundial de Fórmula 1 o Brasil demonstrou pouco interesse pelo automobilismo. Tudo isso mudou no início da década de 70 quando Emerson Fittipaldi explodiu no automobilismo internacional. Seu sucesso conduziu a inauguração do Grande Prêmio Brasil e o local escolhido foi São Paulo, sua cidade natal.

O circuito de Interlagos foi construído em 1940 com um grande espaço externo e um interior muito apertado, um conceito incomum hoje em dia. Com aproximadamente 8 kilometros de extensão o circuito também era um dos mais longos do calendário, localizado apenas a alguns kilometros do centro de São Paulo.

GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos


O fato do circuito ter sido construído entre uma atmosfera natural resultou numa excelente visualização aos espectadores, chegando a oferecer visibilidade de mais da metade do circuito, dependendo da arquibancada.

Interlagos é um dos circuitos que mais exige dos pilotos no atual calendário, devido a sua construção em chão instável e superfície cheia de ondulações.

O circuito anti-horário não muito comum, a alta altitude, o sempre presente calor e a umidade do Brasil acabam gerando um grande desconforto aos pilotos.

Pista de Interlagos

Na largada da Pista de Interlagos os carros aceleram até a Descida do Sol, que como já diz, é uma descida, à esquerda. Chega-se nela em 6ª./ 7ª. marcha a 290 km/h. Depois freia-se forte (-3,3g) e chega-se no famoso S do Senna – uma chicane do tipo esquerda-direita-esquerda que começa com a curva 1, um dos únicos dois lugares onde você pode ver manobras de ultrapassagem, que é quando os pilotos tentam retardar a freada.

Os carros fazem esta curva em segunda, a um pouco menos de 100 km/h, mudando para terceira marcha e acelerando a mais de 160 km/h para a última curva da seqüência (Curva do Sol) em quarta marcha, a mais de 220 km/h. Com o pé embaixo, os pilotos aceleram a mais de 290 km/h pela Reta Oposta na marcha mais rápida.

Vista Aérea da Pista de Interlagos


A Descida do Lago é uma curva estreita à esquerda, com uma entrada ondulada, que normalmente faz pilotos menos habilidosos rodarem.

Aqueles que passam por esta curva o fazem em terceira marcha, a 135 km/h, depois de terem freado bem forte no final da reta. Os pilotos que acertam a curva podem fazer ultrapassagens sobre os que não conseguem neste ponto.

Depois de uma curta reta, outra curva à esquerda (215 km/h em 4ª. marcha) leva os carros a outra pequena reta, onde eles aceleram até 270 km/h antes de uma forte freada para a entrada da Ferradura.


A Ferradura é uma curva à direita, com duplo ponto de tangência, e uma entrada extremamente ondulada. Provavelmente é a curva mais difícil do circuito, pois se chega nela em quinta marcha a uma velocidade de 260 km/h.

Depois de se passar pelo primeiro ponto de tangência em terceira marcha a mais ou menos 160 km/h, o carro passa pelo segundo ponto e, ao sair ainda em terceira, há outra curva à direita quase que imediatamente em segunda, o Pinheirinho, que é feito em segunda marcha e a aproximadamente 90 km/h. O Pinheirinho é uma curva à esquerda bem fechada, feita em segunda, mas deixada em terceira marcha, e logo depois pode-se engatar a quarta para mais uma curva estreita, desta vez à direita.

S do Senna na pista de Interlagos


O Bico de Pato (também conhecido como Cotovelo) é feito em segunda a pouco mais de 110 km/h, de onde se sai em terceira e vai acelerando até chegar à quinta marcha, onde os carros vão para a parte esquerda da pista antes de entrarem no Mergulho.

Esta curva é feita em 4ª. marcha a mais de 230 km/h, antes de se chegar à Junção, que é feita em terceira marcha.

A Subida dos Boxes marca a entrada de duas curvas à direita, ambas inclinadas e em subida. A primeira pode ser feita a 175 km/h e é seguida pela Arquibancada, que é feita em 5ª. marcha a mais de 255 km/h. A aceleração continua com o começo da reta dos boxes, e os carros cruzam a linha de chegada a quase 300 km/h.

Todos os Vencedores do GP Brasil

Felipe Massa venceu em 2006 e 2008, ao todo já foram 9 vitórias brasileiras Ayrton Senna e sua comemoração característica com a bandeira brasileira
Felipe Massa comemora vitória no GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos Ayrton Senna comemora vitória no GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos

2011 Austrália Mark Webber Renault Interlagos Detalhes
2010 Alemanha Sebastian Vettel Renault Interlagos Detalhes
2009 Austrália Mark Webber Renault Interlagos Detalhes
2008 Brasil Felipe Massa Ferrari Interlagos Detalhes
2007 Finlândia Kimi Räikkönen Ferrari Interlagos Detalhes
2006 Brasil Felipe Massa Ferrari Interlagos Detalhes
2005 Colômbia Juan Pablo Montoya Mercedes Interlagos Detalhes
2004 Colômbia Juan Pablo Montoya Williams-BMW Interlagos Detalhes
2003 Itália Giancarlo Fisichella Jordan-Ford Interlagos Detalhes
2002 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Interlagos Detalhes
2001 Reino Unido David Coulthard Mercedes Interlagos Detalhes
2000 Alemanha Michael Schumacher Ferrari Interlagos Detalhes
1999 Finlândia Mika Hakkinen Mercedes Interlagos Detalhes
1998 Finlândia Mika Hakkinen Mercedes Interlagos Detalhes
1997 Canadá Jacques Villeneuve Williams-Renault Interlagos Detalhes
1996 Reino Unido Damon Hill Williams-Renault Interlagos Detalhes
1995 Alemanha Michael Schumacher Benetton-Renault Interlagos 'Detalhes
1994 Alemanha Michael Schumacher Benetton-Ford Interlagos Detalhes
1993 Brasil Ayrton Senna McLaren-Ford Interlagos Detalhes
1992 Reino Unido Nigel Mansell Williams-Renault Interlagos Detalhes
1991 Brasil Ayrton Senna McLaren-Honda Interlagos Detalhes
1990 França Alain Prost Ferrari Interlagos Detalhes
1989 Reino Unido Nigel Mansell Ferrari Jacarepaguá Detalhes
1988 França Alain Prost McLaren-Honda Jacarepaguá Detalhes
1987 França Alain Prost McLaren-TAG Jacarepaguá Detalhes
1986 Brasil Nelson Piquet Williams-Honda Jacarepaguá Detalhes
1985 França Alain Prost McLaren-TAG Jacarepaguá Detalhes
1984 França Alain Prost McLaren-TAG Jacarepaguá Detalhes
1983 Brasil Nelson Piquet Brabham-BMW Jacarepaguá Detalhes
1982 França Alain Prost Renault Jacarepaguá Detalhes
1981 Argentina Carlos Reutemann Williams-Ford Jacarepaguá Detalhes
1980 França René Arnoux Renault Interlagos Detalhes
1979 França Jacques Laffite Ligier-Ford Interlagos Detalhes
1978 Argentina Carlos Reutemann Ferrari Jacarepaguá Detalhes
1977 Argentina Carlos Reutemann Ferrari Interlagos Detalhes
1976 Áustria Niki Lauda Ferrari Interlagos Detalhes
1975 Brasil José Carlos Pace Brabham-Ford Interlagos Detalhes
1974 Brasil Emerson Fittipaldi McLaren-Ford Interlagos Detalhes
1973 Brasil Emerson Fittipaldi Lotus-Ford Interlagos Detalhes
1972 Argentina Carlos Reutemann Brabham-Ford Interlagos Detalhes

Vídeos do GP Brasil de Fórmula 1

Primeira Vitória Brasileira no GP Brasil com Emerson Fitipaldi


Vitória de Ayrton Senna no GP Brasil de 1991

Autódromo de interlagos
Endereço: Avenida Senador Teotônio Vilela, 261 - Autódromo de interlagos - São Paulo Telefone: (11) 5666-8822

Site Oficial GP Brasil: www.gpbrasil.com.br


Street View do Autódromo de Interlagos

Faça um tour virtual conhecendo a região do autódromo em fotos 360º.
Verifique como chegar navegando pelo bairro e imediações do autódromo de Interlagos:








  Sobre o EncontraInterlagos
Fale com EncontraInterlagos
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Interlagos no Facebook siga o Encontra Interlagos no Twitter Encontra Interlagos no Google+


Termos EncontraInterlagos | Privacidade EncontraInterlagos